Obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O meu Tempero #2!


Arroz de frango apetitoso

Hoje é dia de cozinhar para "A Pipoca Arrumadinha". Desafio que aceitei com todo o gosto o mês passado, pois quem gosta de cozinhar, fá-lo sempre de boa vontade.
Para hoje decidi elaborar uma receita, mais uma vez económica, e que em nada compromete o sabor. Este é um mês de gastos acrescidos e há que antecipar. Ter sempre especiarias em casa e aprender a usá-las e misturá-las, é meio caminho para tornar os pratos mais simples, em refeições bem apetitosas.

Ingredientes para 4 pessoas:
Para cozer o frango:
- 1/2 frango grande
- 1 cebola inteira 
- 1 folha de louro
- 1 colher de sobremesa de bagas de zimbro
- 1 colher de sobremesa de grãos de pimenta preta
- 1 colher de café de cominhos moídos
- 3 cravinhos
- 200ml de vinho tinto
- sal q.b.
Para o arroz:
- 400g de arroz carolino branqueado (cerca de uma chávena almoçadeira mal medida)
- 3 chávenas de caldo de cozer o frango (a mesma medida da chávena do arroz)
- 1 cebola picada
- 1 colher de chá de paprika
- 125g de bacon aos cubinhos
- 1 chouriço corrente extra aos cubinhos (cerca de 110g)
- azeite q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Cozer o frango numa panela com água e todos os ingredientes. Depois de cozido, retirar a pele, ossos e desfiar. Reservar o frango e o caldo da cozedura.
Num tacho grande com um fio de azeite, levar a cebola a refogar. Adicionar a paprika e envolver durante 1 minuto. De seguida adicionar o bacon, o chouriço e deixar fritar um pouco. Acrescentar o arroz e mexer para envolver tudo. Adicionar o caldo da cozedura do frango (já coado) e deixar tapado até ferver, mexendo várias vezes.  Retificar o sal se necessário. Acrescentar o frango já desfiado e deixar apurar até o arroz estar cozido. Servir de imediato se optarem por um arroz malandrinho. Se a opção for um arroz ao jeito de arroz de pato, levar ao forno a secar e a dourar com rodelas de chouriço por cima. Bom apetite!

Post mensal escrito pela blogger Carla do blog «O meu Tempero» (http://omeutempero.blogspot.pt/) em parceria com este blog!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...