Obrigado pela sua visita!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O meu Tempero #1!

Bolo de claras com amêndoa (sem adição de gordura)

É com grande prazer que hoje vou cozinhar para a Pipoca Arrumadinha. Quem sabe até chegar a outras pessoas que ainda não descobriram o prazer da culinária. Elaborei uma receita com o tema que eu mais gosto, que é, não desperdiçar nada, neste caso, as claras que sobraram de outra receita e que foram congeladas para usar mais tarde, e fazer aquele figurão com tão pouco. É um bolo pequeno e perfeito para convidar as amigas para o chá. Elas vão dizer que estão gordas, e este bolo não tem adição de qualquer gordura que não seja para untar a forma. É doce q.b. e quando se corta a primeira fatia ficamos surpreendidos por um bolo quase branco puro e muito fofo. Os ingredientes escolhidos são simples, e poderão não usar a essência de amêndoa, o corante vermelho, nem os confetis coloridos, senão tiverem em casa. O glacé é muito leve, perfeito para servir o bolo na hora. Se quiserem um glacé daqueles que dure um ou dois dias, é usarem muito açúcar em pó e ele manter-se-á firme e muito bonito, mas neste caso decidi não o fazer.

Ingredientes:
Para o bolo:
- 5 claras (usei tamanho L)
- 1 pitada de sal fino
- 80g de açúcar em pó
- 80g de farinha de trigo com fermento
- 40g de amêndoa moída
- 1 colher de café de essência de amêndoa
- manteiga q.b. para untar e farinha q.b. para polvilhar a forma
Para o glacé:
- 1 clara (usei tamanho L)
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- sumo de meio limão
- 3 a 4 gotas de corante vermelho
- confetis coloridos q.b.

Preparação:
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Juntar o açúcar peneirado aos poucos e ir batendo com a batedeira elétrica. De seguida envolver bem e cuidadosamente (para as claras não perderem muito volume) a farinha, também peneirada, a amêndoa e a essência de amêndoa, aos poucos e com a ajuda de uma colher de pau.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha, uma forma de buraco (usei uma forma canelada de pudim, se usarem uma forma vulgar lisa nem é necessário untar) e verter a massa alisando a superfície. Levar ao forno pré-aquecido a 160º, aproximadamente 30 minutos ou até estar cozido (fazer o teste do palito, se sair limpo, está cozido). Retirar e virar ao contrário para o prato de servir que o bolo vai cair naturalmente, ou ajudar com a ponta da faca a descolar. Deixar arrefecer por completo antes de colocar o glacé. Para o glacé, bater a clara em espuma firme, juntar o açúcar e voltar a bater. Adicionar o sumo de limão, o corante e bater novamente. Verter o glacé no bolo e decorar com confetis coloridos. Bom apetite!


Post mensal escrito pela blogger Carla do blog «O meu Tempero» (http://omeutempero.blogspot.pt/) em parceria com este blog!


3 comentários:

  1. É fácil, rápido e com este aspecto delicioso … fico tentada. Vou experimentar! :)

    ResponderExcluir
  2. E até combina com as cores deste blogue. Pensei em tudo. Espero que todos apreciem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...